quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Mundo a sorrir

Durante a tarde de ontem andei a fazer compras pelo mercado de Bissau, e conheci umas raparigas da associação "Mundo a sorrir", que é uma ONG de médicos dentistas portugueses. Ficamos a falar e adorei o projecto deles, que se aproxima muito do que eu gosto de fazer - estão a dar apoio em várias unidades e também num orfanato aqui perto, onde precisam de médico.

Mal me perguntaram se queria ir jantar e sair com eles, acedi obviamente. Fomos comer a um restaurante português e depois fomos a um café lá perto. Foi mesmo muito giro, porque eles são pessoas com ideias e expectativas que eu compartilho e com quem me senti identificada desde o início.

Hoje de manhã fomos a um orfanato aqui em Bissau, onde pela primeira vez achei que era precisamente isto que eu queria vir fazer, o significado real desta viagem. Vivem lá perto de 100 meninos órfãos, muitíssimo carentes, que agarram a mão à entrada e nunca mais a largam. Só querem brincar e um sorriso... e uns truques de magia também ajudam à festa :)

Trabalhei mais nesta manhã do que em todos os outros dias que estive cá, realmente não há mesmo mãos a medir... ainda ajudamos a desinfectar os quartinhos deles, demos papas e sopas, colo, brincadeiras, ajudamos nas consultas. Foi muitíssimo gratificante, e quero muito voltar lá. Eles são pessoas muito empenhadas, que vieram com um espírito incrível para esta aventura.


Não há dúvida de que está a ser uma experiência inesquecível. Muito enriquecedora, acho que sem dúvida isto vai mudar a minha visão de ver as coisas - é impossível não mudar. Mas também muito, muito mais difícil do que eu julguei. Não foi propriamente uma opção começar pela Guiné, que me diziam ser não ser talvez o melhor sítio para começar - foi basicamente a opção possível. Também não viria novamente sozinha, é muito importante ter um apoio de confiança nestas circunstâncias, mas mais uma vez, também não quis cortar este sonho por causa disso... As diferenças são muitas, é realmente um país tão pobre como eu não tinha noção que pudesse existir e, para mim, viver no nosso cantinho a beira-mar plantado, do qual já tenho tantas saudades, não me deixou ver como é maravilhoso ter segurança nas ruas, estabilidade social e política, um tempo que raramente é agreste, poder ter uma vida normal sem pensar em riscos de doenças fatais ou contagiosas, poder sair à noite sem medo, ter a família e os amigos perto e seguros, ser tudo tão descomplicado. Sinto que cresci sem notar. Tenho medo de algumas coisas, claro, mas tenho esperança que tudo correrá pelo melhor e este trabalho de hoje teve um preço inestimável para mim.

A família e o Manel, lá aguentam as minhas crises de fé, que tudo tem dias, com uma grande paciência :) Preciso de lhes dar uma grande grande beijoca por toda a compreensão e apoio, eu não sei sinceramente se seria capaz de o fazer no caso deles! Nem o que seria da minha força nos momentos mais complicados desta aventura :)

10 comentários:

Unknown disse...

De todos os posts, este deixou-me verdadeiramente triste...
Triste por cada vez mais me dar conta que a vida não é só o que se passa à minha volta (existem situações realmente muito chocantes) e, claro, por não poder estar aí contigo a viver essa fantástica experiência. Espero um dia conseguir ter a força que tu tiveste e passar por um experiência equivalente.
Força miúda :)

Ioanna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Aninha,

Um beijinho de boa sorte para uma menina muito corajosa que está a concretizar um grande sonho.
Muito boa sorte e de certeza que o teu gesto vai fazer diferença na vida de muita gente ;)

António disse...

Olá Ana

Ainda bem que deste um novo alento a essa tua estadia. Acho que assim parece realmente que é mais o que querias e diria que também estás a tirar mais "sumo".
Espero que as coisas continuem a correr bem e que possas continuar a ajudar :)

Beijocas

Anónimo disse...

Olá Ana!
Não vale a pena desanimares com pequenas coisas, quando em poucos dias já estás a ajudar tanto essa gente e a viver coisas tão extraordinárias para quem está cá.
Pelas pequenas fotos já dá para ver que o sítio é verdadeiramente fantástico! Quando voltares hás-de mostrar mais ao pessoal, e prometo não faltar!
Beijinhos e força!

P.S: Livra-te de não aprenderes kuduro! ;)

Maria disse...

ai, tamos aqui longe mas tens que sentir o nosso apoio ;p
esta descrição transporta-nos para aí!
força e coragem!
beijinhos!

Anónimo disse...

Só para deixar um pequeno comentário tão comprido que chega a África... Parabéns pela coragem! Boa sorte para o que falta da missão! João Pedro Neves.

Tia Sandrinha disse...

Oi! Não resisti a deixar-te uma palavrita... deve estar a ser uma experiência inesquecível!!! ;)! Beijinhos

Unknown disse...

Olá Menina,

Este foi o post que deixou a lagrimazinha quase quase a cair.
Tenho estado a acompanhar a tua experiência… e foi muito gratificante perceber como as oportunidades surgem (até mesmo na Guiné!)
Ainda bem que encontraste pessoas com as quais podes compartilhar esses momentos tão preciosos. Mesmo não sendo do teu grupo de trabalho, tenho a certeza que vais fazer amigos (portuenses!!!) para a vida! E claro, a experiência vai ser ainda mais enriquecedora.

Que continues a encontrar o que foste à procura!
Beijinho,
Suzana

Joana Almeida disse...

A minha madrinha, determinada e persistente como so ela! Mereces todo o sucesso do mundo...